top of page
Projeto
Smart Appointment é um equipamento que pretende otimizar o processo de admissão e chamada de utentes em ambiente hospitalar. É composto por três subsistemas, um que serve para fazer o Check-in, a Central serve para o comandar todo o sistema e o Dispositivo recetor que informa o utente sobre a sala a que se deve dirigir.
O Check-in corresponde, na prática, à fase de admissão do utente, realizado pelos rececionistas do hospital. No momento da admissão, o registo do utente na base de dados (Central) da consulta é efetuado através de comunicação Wireless. Posteriormente, é ativado o dispositivo, que será entregue ao utente, com a indicação da hora e sala da da consulta. Após este processo, o utente tem, unicamente, que aguardar pelo alerta dado pelo dispositivo (sonoro, luminoso, mensagem no ecrã e por vibração). Este alerta é, mais uma vez efetuado pela central através de comunicação Wireless.
Apesar de já existirem tecnologias semelhantes, maioritariamente, aplicadas à restauração, o projeto Smart Appointment tem como vantagem o facto de utilizar o sistema LoraWan que garante maiores distância em relação ao ponto de comunicação. Por conseguinte, permite que o utente se possa ausentar da sala de espera da consulta, garantindo uma maior liberdade.
O facto de utilizar alertas de diversos tipos, garante, ainda a inclusão de pessoas com deficiências visuais ou auditivas que, atualmente, necessitam do auxílio de um acompanhante.
Protótipo
Fluxograma - Esquema de funcionamento logico
bottom of page